Fiordes escandinavos e vikings


Ao observar imagens dos fiordes escandinavos, inevitavelmente, começamos a pensar nas forças da natureza que foram capazes de criar, ao longo da costa da Noruega, geleiras e cachoeiras, ilhas de granito, baías e estreitos inigualáveis em beleza e grandeza, não encontradas em nenhum outro lugar na Terra.

O fiorde se trata de um antigo vale glaciar, cujo leito está tomado pelas águas do mar, lar dos antigos vikings, povos cuja simples acepção do nome conjura imagens de hordas ébrias, atacando e saqueando aldeias indefesas, das costas britânicas aos estepes russos.


Temos muitas concepções erradas sobre os vikings. Por exemplo: na realidade eles nunca usaram aqueles elmos com chifres ridículos, e como tinham uma quantidade limitada de terra que cultivar, só saqueavam para sobreviver.

Nem todos os vikings eram brutos estúpidos, eles tinham seus momentos de inteligência. Eram tão exímios marinheiros que existe uma teoria que Leif Eriksson e sua tripulação foram os primeiros europeus a chegarem a América do Norte. Lá chegando demonstraram a verdadeira inteligência. Deram uma boa olhada, pegaram suas coisas, e rumaram de volta para casa. Ao ver as imagens dos tais fiordes escandinavos podemos imaginar o motivo.


Enfim, os vikins eventualmente civilizaram-se e se tornaram cristãos. Agora são os dinamarqueses, noruegueses e suecos. O irônico é que, apesar de seus gens que amam a guerra, a Noruega agora outorga o Prêmio Nobel da Paz. Suponho que um povo pode mudar se dedicarem suas mentes coletivas a fazê-lo. Quem sabe um dia o brasileiro aprende.

0 comentários: