Enquanto canais como discovery, natgeo e history exibem seus especiais “aguinha com açúcar” sobre os 10 anos da queda do WTC, mostrando o desfortúnio dos atingidos, o recomeço, a esperança e toda aquela lenga lenga excruciante aos olhos, ouvidos e a massa cinzenta, eu me pergunto: por que não passam algo que estimule o telespectador a ter uma visão crítica dos acontecimentos?
Creio que a razão principal de não passarem é por que o público alvo não está a fim de pensar muito. Quem tem acesso a esses canais no Brasil é a classe média (pobre não tem tv a cabo). O que a classe média quer ver? Futebol, novela e big brother, mas há exceções, é claro, se não houvesse tais canais nem existiriam. Eu, por exemplo, assisto a alguns dos programas desses canais e a programação em geral não é de toda ruim, há programas bons como: o universo, planeta inexplorado e survivorman, esse último já não faz parte da programação da discovery.
Enfim, para quem quiser assistir um bom documentário a respeito do 11 de setembro, eu indico Loose Change 9/11: An American Coup, disponível para download logo abaixo. O documentário começa mostrando as sacanagens elaboradas pelos líderes políticos ao longo da história, como Hitler que incendiou o parlamento e pos a culpa nos comunistas fazendo com que o povo apoiasse suas ações, Roosevelt que ficou de braços cruzados mesmo sabendo com antecedência do ataque que seria feito a Perl Harbor (no dia seguinte havia um monte de moleques xixi na calça se alistando) e um exemplo não abordado no documentário, mas altamente relevante, foi a atitude de Churchill, que para não revelar aos nazistas que seu código havia sido descoberto pelos aliados e estender a guerra ainda mais, deixou a cidade de Coventry ser bombardeada pelos alemães.
Evidentemente, diferente do caso de Hitler, os casos de Roosevelt e Churchill não são amplamente aceitos, muitos afirmam que eles não tinham conhecimento do que estava por vir, e isso não se deve ao fato de Hitler ter sido um porco maldito do mau, disposto a tudo para alcançar êxito em seus objetivos, e Roosevelt e Churchill serem seres iluminados por Deus, defensores dos ideias democráticos e dos bons costumes e sim pelo fato de que a história tem um calcanhar de Aquiles pernicioso, geralmente é a história dos ganhadores das batalhas que permanecem e são tidas como verdadeiras, cabendo aos perdedores se sujeitarem ou caírem no ostracismo do esquecimento.
Será o 11 de setembro mais uma dessas sacanagens históricas, arquitetada objetivando obter apoio das massas? Uns dizem que sim, outros dizem que não. O fato é que é praticamente impossível desvendar uma conspiração bem elaborada, ainda mais se tratando da nação mais poderosa do mundo. A quantidade de desinformação produzida é tamanha que até o mais ávido questionador fica desanimado de ir contra a maré, os poucos que restam são estereotipados como fanáticos anti-americanos.
O que a gente não pode é parar de refletir a respeito das coisas e aceitar tudo que é publicado pela imprensa, afinal de contas papel aceita qualquer coisa.
0 comentários:
Postar um comentário