Desenvolvimento sustentável???



É possível, dentro do modo de produção capitalista, alcançar um desenvolvimento que satisfaça as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades???

O gif abaixo expressa minha opinião acerca dessa questão.


Passagem da "bola" para as gerações futuras.


A nível local até que podemos contemplar uma coisa ou outra, mas em escala global a situação permanece estagnada. Na tv vemos uma série de propagandas dizendo que o mundo está mudando, será mesmo? Na minha opinião, nossa relação com o meio ambiente ainda reflete nossa mentalidade extrativista primitiva. Nossa mentalidade de homem das cavernas também pode ser observada na nossa relação com o próximo, ainda somos uma sociedade marcada pelo racismo, preconceito e intolerância. Mas voltando ao assunto "desenvolvimento sustentável", dado a nosso nível de desenvolvimento racional, esse tal de desenvolvimento sustentável não passa de uma utopia hollywoodiana de gosto duvidoso. Esse tema me fez lembrar a canção "Formigueiro" composta por Lins e Martins.




Quando Lins e Martins falam em tamanduá, entenda-se (no contexto desse nosso post) catástrofe global iminente. Só uma mudança total de mentalidade nos tira desse precipício.

0 comentários: