O túnel Seikan - Japão
O túnel Seikan (青函トンネル Seikan Tonneru ou 青函隧道 Seikan Zuidō) é um longo túnel ferroviário sob o estreito de Tsugaru, no Japão e, atualmente, (2011) o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, com 53,85 quilômetros (em 15 de outubro de 2010, o Túnel de base de São Gotardo chegou à marca de 57 km).
Inaugurado em 1988[2], o túnel Seikan é um pouco mais longo do que o Eurotúnel e contém um trecho de 23,3 quilômetros sob o leito marinho. Conecta a prefeitura de Aomori, na ilha japonesa de Honshu, e a ilha de Hokkaido, como parte da linha Kaikyo do sistema ferroviário japonês.
Essa linha ferroviária atravessa o mar para ligar a prefeitura de Aomori, em Honshu, uma das quatro principais ilhas japonesas, às ilhas de Hokkaido e Shikoku, o primeiro trecho com 23,3 km sob o leito marinho e o segundo sobre o mar, através de uma série de pontes, como parte da linha Kaikyo do sistema ferroviário japonês.
Os projetos gigantescos uniram regiões que estavam separadas desde tempos imemoriais por grandes extensões de água.
A primeira pesquisa geológica do estreito começou em 1946, porém a construção só teve início em 1971. A construção foi dificultada pela necessidade de escavação do leito do mar, por correntes marítimas. Foi preciso empregar a mais moderna tecnologia de escavação de túneis, bem como a criação de técnicas absolutamente inovadoras. O custo de construção do túnel foi de 538,4 bilhões de ienes (3,5 bilhões de dólares), mais a ferrovia chegou a 689 bilhões de ienes (4,7 bilhões de dólares).
Fontes: Wikipedia e operamundi
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