E se levassem em conta outras características na elaboração do mapa mundi


1º Área dos continentes mais próxima do tamanho real (Projeção de Peters).


2º Imigrantes. A área de cada país é determinada pelo número de imigrantes. Os Estados Unidos, país com maior número de imigrantes internacionais, ficaria super inchado. Se essa projeção levasse em conta em conta o número de imigrantes em relação aos povos nativos, o país mais inchado seria Andorra, em que 4 de 5 habitantes são imigrantes.


3º Fluxo turístico. O destino mais popular para os turistas é a Europa Ocidental, que corresponde a 46% das viagens turísticas ao redor do mundo. A África Central, por representar apenas 0,1% de todas as viagens turísticas ao redor do mundo, não seria representada. A Rússia, país de dimensões continentais, não seria nada bem representado. O Brasil também ficaria devendo.


4º A área de cada país é determinada pela entrada liquida de turistas que vão a outros países.


5º Passagens aéreas no mundo. Neste mapa a área de cada país é definida pela distância total anual percorrida pela sua frota de aviões. Destaque para Estados Unidos e União Européia.


6º Transporte ferroviário. A Índia é responsável por 1/5 do comprimento de todas as estradas de ferro no mundo. Outro 1/5 está na China. O Japão ocupa o terceiro lugar, sendo o comprimento de suas ferrovias 1/10 de toda a extensão das estradas de ferro no mundo. 1/3 de todos os territórios da Terra não tem estradas de ferro.


7º Bicicletas e motocicletas. A área de cada país é determinada pelo número total de bicicletas e motocicletas


8º Os países mais ricos nos primórdios da civilização. Destaque para China e Índia. Hoje o dragão chinês e o elefante indiano são superpotências emergentes.


9º Bem-estar dos países no ano de 1900. Desde a revolução industrial, os países ocidentais se tornaram ricos. O maior produto interno bruto per capita foi no Reino Unido.


10º Bem-estar projetado dos países em 2015. A China volta a ser a superpotência econômica do mundo (vide mapa 8).


11º Os preços da habitação. A área de cada país no mapa é proporcional custos de habitação total, ligada ao poder aquisitivo do consumidor.


12º A propagação do HIV. A área de cada país no mapa é igual ao número de pessoas com idades entre 15-49 anos com AIDS.


13º O consumo de álcool. A área de cada país é igual à quantidade total de álcool consumido na mesma.


14º Armas nucleares. O mundo ainda está bipolar em relação superpotências nucleares, Estados Unidos e Rússia são os maiores detentores de armas nucleares. No clube das potências nucleares incluem também França, China, Grã-Bretanha, Israel, Índia e Paquistão.


15º Forças armadas em guerras (1945-2004). A área de cada país é proporcional ao tempo gasto em guerras. Destaque para União Soviética, Estados Unidos, China, Israel, Nicarágua, Vietnã, Síria, Laos, França, Grã-Bretanha, Iraque e Afeganistão.


16º O número de mortos nos combates de 1945-2004. Nem URSS, nem Estados Unidos, nem a Europa Ocidental aparecem no mapa. A maior proporção de mortes nos combates, em relação a população total do país ficaram por conta de Camboja, Timor-Leste, Angola, Ruanda, Coréia do Norte e Afeganistão.


17º Emissões de dióxido de carbono. De 1980 a 2000 entre os países líderes das emissões de CO2 para a atmosfera, foram os EUA, Índia e China.


18º Países que mais reduziram as emissões de dióxido de carbono. De 1980 a 2000 28% de todos os países tem diminuído a quantidade de CO2 na atmosfera. Quase metade dos países que reduziram estão na região da antiga União Soviética. Na Europa Ocidental destaque para a Alemanha, que reduziu as emissões de CO2 em 15%, Polônia - 8%, França - 6%. Vergonhoso para Brasil e Estados Unidos.

0 comentários: